Slide background

Drenagem Linfática para Gestantes

A drenagem linfática manual é uma técnica de massoterapia realizada com intuito de movimentar a linfa, removendo o acúmulo de líquido em determinada parte corporal, sendo de extrema importância a realização em gestantes pelas alterações que ocorrem no organismo.

Na gravidez ocorre diversas alterações físicas no corpo da mulher para que se tenha um perfeito desenvolvimento do feto. Essas alterações podem trazer complicações com, dor e limitações em suas atividades diárias. O edema que surge no período gestacional pode ser considerado como um excessivo acúmulo de líquido nos tecidos, podendo aparecer inesperadamente. Desta maneira, pode-se dizer que cerca de 1/3 das grávidas possui edema generalizado em torno da 38ª semana de gestação . A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica que desloca a linfa na direção dos gânglios linfáticos, tendo como objetivo criar um diferencial de pressão a fim de promover o deslocamento da linfa e do fluido intersticial, ter em vista sua recolocação na corrente sanguínea e, consequentemente, a diminuição do edema do membro ou do local tratado.

Esta técnica vem sendo utilizada na atualidade proporcionar diminuição e alívio do edema de pernas e pés, bem como evitar a retenção de líquidos.

As manobras utilizadas em DLM são superficiais, feitas num ritmo contínuo e lento para que a linfa seja conduzida gradativamente, de forma progressiva e harmônica. A pressão deve ser leve e suave, de modo a preservar a integridade dos tênues capilares que são a principal via de drenagem do linfedema. Deve ser sempre iniciada com a “evacuação” ou “desbloqueio” das regiões proximais através da manobra de bombeamento seguindo-se distalmente para as regiões comprometidas através dos estímulos manuais, aumentando a motricidade do linfangion e, conseqüentemente, o fluxo linfático.

Portanto, o profissional adota a prevenção, buscando toque lento e rítmico da drenagem linfática manual, para harmonia entre corpo e mente da gestante.